Argentina recebe instrumento de análise de estruturas da Alemanha para reator de pesquisa RA-10

Argentina recebe instrumento de análise de estruturas da Alemanha para reator de pesquisa RA-10
O instrumento de Espalhamento de Nêutrons de Baixo ângulo (SANS) tem 33 metros de comprimento quando montado e foi doado pelo instituto alemão Helmholtz-Zentrum Berlin após o desligamento do reator de pesquisa BER-II, em 2019. O equipamento será remontado e entrará em operação quando o reator argentino RA-10 começar a funcionar.

O instrumento é utilizado para analisar estruturas entre 0,5 e 400 nanômetros (um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro), permitindo, dessa maneira, estudos nas áreas de ciência de materiais, polímeros, matéria condensada mole, eletroquímica, sistemas magnéticos e amostras biológicas, entre outras, em nanoescala.

Karina Pierpauli, diretora executiva do Laboratório Argentino de Feixe de Nêutrons, classificou a chegada como um “marco” e resultado da “cooperação científica-tecnológica entre Argentina e Alemanha” nos últimos anos.

Segundo a Comissão Nacional de Energia Atômica da Argentina (Cnea), o instrumento possui um sistema de colimação e detecção que pode fornecer diversas configurações experimentais e o tubo de detecção, que opera em alto vácuo, tem 16m de comprimento e 1,5m de diâmetro.

A Cnea disse que a Argentina foi selecionada entre vários países que se candidataram para hospedar o instrumento no fim de seu ciclo de vida no BER-II, e lhe dará nova vida usando os feixes de nêutrons futuramente produzidos no reator RA-10, programado para entrar em operação em 2025.

Leia a matéria completa (em inglês) aqui.

+ Notícias sobre o reator argentino de pesquisas RA-10

Foto: Divulgação Cnea

Fonte: World Nuclear News (WNN)