O desmantelamento de usinas, reatores de pesquisa e instalações de ciclo de combustível é um campo de importância crescente, especialmente devido ao provável aumento na taxa de desligamentos permanentes dessas plantas nas próximas décadas – 2/3 dos mais de 400 reatores de potência em operação no mundo já têm pelo menos 30 anos de existência. Desse modo, a indústria nuclear precisará de mais profissionais trabalhando no descomissionamento.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) convida profissionais e estudantes com menos de 35 anos a escreverem sobre um dos três tópicos:
– Como tornar o descomissionamento mais seguro, rápido e eficaz.
– Como planejar e realizar o descomissionamento usando um modelo de economia circular.
– Como incorporar uma estratégia de descomissionamento no projeto de uma usina nucleoelétrica.
O envio dos textos poderá ser feito até o dia 29 de abril e os autores selecionados deverão preparar, até 27 de junho, uma apresentação ou vídeo gravado previamente, com duração de três minutos. Os vencedores poderão viajar para Viena, na Áustria, para participar e apresentar os estudos na Conferência Internacional da AIEA sobre Descomissionamento Nuclear, marcada entre 15 a 19 de maio de 2023.
Saiba mais sobre o projeto no site da AIEA: https://www.iaea.org/topics/decommissioning/iaea-challenge-innovations-in-nuclear-facility-decommissioning-2022
Imagem: Divulgação
Fonte: Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)