Na noite de ontem, dia 4, realizou-se Assembleia Geral Extraordinária para a eleição do presidente e substituição dos secretários da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) para o mandato referente ao biênio 2022/2024.
Com apenas uma abstenção, o engenheiro naval e ex-presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) Carlos Freire Moreira, indicado pela Diretoria da ABEN, recebeu o ad referendum dos sócios e é o novo presidente da Associação, em substituição a John M Albuquerque Forman, que renunciou ao cargo em virtude de motivos pessoais.
Os dois novos secretários da ABEN, aprovados por unanimidade, são o contador Ricardo Ferreira Ribeiro (1º) e o administrador Edson Fernando Alves Machado (2º), colaboradores, respectivamente, da Eletronuclear e da INB.
Prestes a completar 41 anos de existência na próxima quinta, dia 7, a ABEN é a instituição que reúne técnicos, pesquisadores e empresas do setor nuclear brasileiro. Entre as atribuições, está a difusão de informações sobre as aplicações pacíficas da energia nuclear, como a geração de energia elétrica, a medicina, a agricultura, o meio ambiente, a indústria, a preservação de bens culturais e a propulsão naval e espacial. O trabalho da ABEN tem o objetivo de promover, cada vez mais, uma maior integração entre a comunidade nuclear e a sociedade brasileira.