A Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) compareceu à cerimônia de celebração do 67º aniversário de criação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) na manhã da última sexta-feira, dia 10, na sede da entidade, no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Lotado, o auditório da Cnen reuniu representantes de instituições do setor nuclear e da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares (FPN). Além das homenagens, também foi apresentada a agenda 2025/2035 da Cnen. As comemorações prosseguiram, na parte da tarde, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no Centro da capital fluminense.
Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Cnen é a autarquia federal voltada para desenvolver a política nacional de energia nuclear. Órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, a Cnen estabelece normas e regulamentos em radioproteção e é responsável por regular, licenciar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no Brasil.
A Cnen também investe em pesquisa e desenvolvimento, buscando um uso cada vez mais amplo e seguro das técnicas do setor nuclear, e seu foco é garantir os benefícios da energia nuclear a um número cada vez maior de brasileiros, sempre com segurança na operação dos materiais e equipamentos radioativos.
+ Cnen comemora 67º aniversário no dia 10 de novembro
Foto em destaque: Presidente da Cnen, Francisco Rondinelli ministrou palestra / Crédito: Irini Tsouroutsoglou
Foto (2): Mesa de abertura da solenidade / Crédito: Instagram do Deputado Federal Júlio Lopes
Foto (3): Plateia compareceu em peso ao auditório da Cnen / Crédito: Henrique Freire
Foto (4): Da esquerda para a direta – Dr. John M Albuquerque Forman; Coordenadora de Assuntos Institucionais da ABEN, Irini Tsouroutsoglou; Presidente da Cnen, Francisco Rondinelli; e 1º Vice-presidente da ABEN, Antônio Müller / Crédito: Henrique Freire