A Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) esteve presente à cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares (FPN), nesta terça-feira (18), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A FPN é presidida pelo deputado Júlio Lopes (PP-RJ), conta com a participação de 204 deputados e 13 senadores e é uma importante iniciativa para o avanço do setor nuclear no País.
Após a cerimônia, o deputado Júlio Lopes fez questão de agradecer ao presidente da ABEN, John Forman, e ao 2º vice-presidente, André Osório, por terem enviado um representante ao evento, no caso o engenheiro Jairo Bastos, que é membro da diretoria da entidade. O deputado ressaltou o importante papel que a Associação desempenha no desenvolvimento da tecnologia nuclear no país, bem como no avanço de questões relacionadas ao setor nuclear.
A FPN visa estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento da tecnologia e atividades nucleares, consolidando a participação política das empresas da cadeia produtiva de base nuclear de bens de capital, de construção e montagem, do segmento de consultoria e engenharia, de operação de usinas e de unidades fabris de sistemas e equipamentos.
Entre os objetivos da FPN, destaca-se a promoção de intercâmbio com instituições semelhantes e parlamentos de outros países, visando o aperfeiçoamento recíproco das respectivas políticas da Tecnologia e Atividades Nucleares. Os membros do colegiado também vão buscar o aperfeiçoamento da legislação nacional por meio do trabalho das comissões temáticas nas duas Casas do Congresso Nacional.
O setor nuclear tem um papel importante na matriz energética brasileira. Além disso, a tecnologia nuclear é utilizada em diversas outras áreas, como a medicina, a agricultura e a indústria, entre outras. Por isso, é importante o esforço conjunto para estabelecer parcerias que ajudem a viabilizar investimento contínuo no setor.