A convite da Diretoria Executiva da Indústria Nucleares do Brasil (INB), a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) compareceu à cerimônia em comemoração dos 35 anos da empresa ocorrida na manhã desta quinta-feira, dia 31 de agosto, no Centro do Município do Rio de Janeiro. A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo anfitrião, o Presidente da INB, Carlos Freire Moreira, o Diretor de Recursos Minerais da INB, Rogério Mendes Carvalho, e o Presidente da ABEN, John M Albuquerque Forman.
O evento reuniu representantes de importantes instituições, como Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. (ENBPar), Eletronuclear, Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul), Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear (IBQN) e Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), bem como a diplomata Márcia Maro, lotada no Escritório de Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro, e o Coordenador de Energia Nuclear da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do RJ (Seenemar), João Pedro Leal.
O presidente da ABEN, que também foi o primeiro presidente da INB, entregou medalha a uma das funcionárias mais antigas da empresa – 45 anos de casa, incluindo o período de vínculo com a antiga Empresas Nucleares Brasileiras S/A (Nuclebrás).
Criada em 31 de agosto de 1988, a Indústrias Nucleares do Brasil incorporou as atividades relativas ao ciclo do combustível nuclear, que eram desenvolvidas pela Nuclebrás. As atividades referentes ao planejamento, projeto e construção das usinas nucleoelétricas ficaram a cargo da Eletronuclear, juntamente com a operação das usinas, então a cargo de Furnas. Das demais subsidiárias da Nuclebrás, a Nuclep, de equipamentos pesados, foi mantida, e as demais tiveram suas atividades encerradas. John Forman foi o último Presidente da Nuclebrás, responsável por essa reorganização, e, em seguida, se tornou o primeiro presidente da INB.
Fotos: Divulgação INB