Um dos destaques do quarto dia da 66ª Edição da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que ocorre até esta sexta-feira, dia 30, em Viena, na Áustria, foi a eleição de onze países para servir no Conselho de Governadores da entidade, composto por 35 membros, no biênio 2022-2023.
Com relação ao Brasil, nesta quinta-feira, 29, ocorreu um evento paralelo à Conferência organizado por nosso País, Egito, França e Holanda sobre aplicações da energia nuclear na área do patrimônio cultural. Os participantes do encontro adquiriram conhecimentos sobre a utilização de técnicas não destrutivas para o estudo, a caracterização, a avaliação e a preservação de bens e acervos.
ABEN no Estande Brasil
A inauguração do Estande Brasil na Conferência Geral ocorreu na última terça-feira, dia 27, com discurso do diretor-Geral da AIEA, o argentino Rafael Grossi. Quem visita o espaço brasileiro tem a oportunidade de assistir ao vídeo da Associação Brasileira de Energia Nuclear – ABEN, no qual o presidente Carlos Henrique Mariz fala sobre a entidade e sua relevância na discussão sobre os usos pacíficos da energia nuclear, exalta o protagonismo de profissionais e empresas nacionais que trabalham pelo desenvolvimento do País e ressalta a importância do Plano Nacional de Energia – PNE 2050 para o crescimento da matriz nuclear no Brasil.
Entre os membros da comitiva liderada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) na Conferência-Geral está a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), que tem feito reuniões sobre diversos assuntos, dentre os quais o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).
“A CG-AIEA é um momento único para os países membros da AIEA. A troca de experiências e conhecimentos, além da possibilidade de captação de novos negócios é fundamental para esse novo Brasil que, apesar de apresentar mais de 80% de sua matriz limpa, trabalha intensamente para diversificar suas fontes e promover maior segurança energética”, declarou o presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas.
+ Conferência Geral da AIEA: destaques do dia 4 (em inglês – fonte: IAEA)
+ Informações sobre a 66ª Conferência Geral da AIEA (em inglês – fonte: IAEA)
+ Rafael Grossi inaugura Estande Brasil e ratifica a confiabilidade da AIEA no setor nuclear do país (fonte: Nuclep)
Imagem em destaque: Captura de tela do YouTube
Com informações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep)