A terceira edição da Competição Embaixadores Nucleares, um dos projetos que faz parte do escopo do Programa de Aceitação Pública (APUB) da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), está em lançamento. Com inscrições aceitas entre os próximos dias 19 de setembro e 19 de outubro, a Competição visa aumentar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios, procurando educar o público e multiplicar o número de pessoas que compreendam os benefícios do desenvolvimento do setor no País.
Assim como na edição passada, cujos vencedores foram premiados em 2 de dezembro de 2021 durante a International Nuclear Atlantic Conference – INAC 2021, a nova edição permitirá a participação de pessoas ou equipes (com até três integrantes) divididas em duas categorias: Graduação ou Pós-Graduação/Professores, e a premiação ocorrerá na INAC 2023.
Após o fim do período de inscrições, a competição transcorrerá durante quase um ano, constituindo-se das etapas de avaliação das propostas pela banca examinadora, desenvolvimento e implementação dos trabalhos aprovados, envio do relatório final dos projetos para avaliação pela comissão julgadora, e definição dos vencedores com a divulgação dos ganhadores. É importante destacar que os participantes da Competição Embaixadores Nucleares não deverão aproveitar programas já implementados por empresas ou outras instituições para a formulação de seus projetos, mas poderão criar parcerias para desenvolver seus trabalhos de caráter autoral.
As regras e os termos do programa, bem como o formulário de inscrição, estão disponíveis no documento: https://aben.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Edicao-2022-Embaixadores-Nucleares.pdf.
Resumo das edições anteriores
A primeira edição da Competição Embaixadores Nucleares foi lançada em 2018 e finalizada em 2019, com a premiação das equipes vencedoras (Nucleotiza, em 1º lugar; Meninas da Física, em 2º, e Protecnu, em 3º) ocorrendo na INAC 2019, que foi realizada em Santos/SP.
Já a segunda edição, que transcorreu entre 2020 e o final de 2021, resultou nas seguintes equipes vencedoras que foram premiadas na INAC 2021:
* Graduação – Atomizando Nuclear, em 1º lugar; Curie’s pelo mundo e RadioGeo, empatadas em 2º lugar; e Marie end Becquerel, em 3º lugar.
* Pós-Graduação/Professores – Winclear, 1º lugar; e NuclearGP – Nuclear Girl Power, em 2º lugar.