A convite da corporação estatal de energia nuclear da Rússia, a Rosatom, a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), por meio dos vice-presidentes Antônio Müller (1º) e André Osório (2º), compareceu, na noite da última quinta-feira, dia 30/11, a uma recepção exclusiva no Hotel Fairmont (Copacabana, Rio de Janeiro) por ocasião da apresentação no Brasil do filme Nuclear Now, dirigido pelo renomado cineasta Oliver Stone, vencedor de três prêmios Oscar e um fervoroso defensor da energia nuclear.
Sobre o filme
Nuclear Now é baseado no livro A Bright Future (“Um Futuro Brilhante“) dos renomados Joshua Goldstein, cientista político americano, e Staffan Quist, engenheiro sueco especializado em energia verde. Publicado em 2019, o livro defende a energia nuclear como uma solução vital para os desafios globais das mudanças climáticas. Durante as filmagens na Rússia, Oliver Stone visitou a usina nuclear de Beloyarsk e a única frota de quebra-gelos nucleares do mundo. Ele ficou muito impressionado e quis enfatizar em sua obra o papel crucial da indústria nuclear russa a nível global como um dos países-líderes do setor.
+ Documentário Nuclear Now, de Oliver Stone, estreia em abril
ABEN e Rosatom mais integradas
A aproximação da ABEN com a Rosatom se intensificou em março deste ano, quando a Associação se reuniu com a equipe do escritório na América Latina da corporação russa visando atualizar as atividades, promover maior integração e buscar novos projetos e parcerias.
Imagem em destaque: Logo da Rosatom
Foto: Da esquerda para a direta – André Osório, 2º vice-presidente da ABEN; Ivan Dybov, presidente da Rosatom América Latina; e Antônio Müller, 1º vice-presidente da ABEN / Divulgação Rosatom América Latina
Com informações da Rosatom