WiN Brasil lança mentoria para mulheres no setor nuclear

WiN Brasil lança mentoria para mulheres no setor nuclear

A Women in Nuclear Brasil  (WiN Brasil) em parceria com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) lançou Helen Khoury Mentorship, programa de mentoria para mulheres em fase acadêmica ou início de carreira do setor nuclear.

Criada para fomentar a presença das mulheres no setor nuclear, a WiN Brasil lançou o programa de mentoria com o objetivo de melhorar e apoiar profissionalmente as mulheres que estão iniciando no mercado de trabalho na área nuclear.

“Queremos fortalecer as mulheres que estão começando a carreira, para que tenham confiança, expertise, respostas rápidas e agilidade nas ações”, afirma Ketrim Souza, coordenadora do programa de Analista de Recursos Humanos na Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

O programa está em andamento e terá duração de sete meses, com encerramento no dia 2 de setembro de 2025. Entre as atividades, tem a mentoria individual, realizada através de encontro direto com uma mentora com experiência no mercado nuclear e mentoria coletiva, com encontros pré-agendados e abertos a outras integrantes do WiN Brasil.

A homenageada que dá nome ao projeto, Helen Khoury, foi uma física nuclear brasileira, pesquisadora e diretora científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Ao longo da carreira, ocupou cargos de destaque nas principais instituições do setor e fundou o Museu de Ciências Nucleares da UFPE.

Elas percebem que elas podem ocupar papéis importantes dentro do setor. Vão olhar para a equipe e sentirem que se encaixam ali. Quando verem uma mulher na gestão vão saber que tem possibilidade de crescimento profissional. Hoje, são dez mulheres que estão recebendo instrução e apoio para o crescimento profissional, no futuro, elas vão fazer por outras mulheres também”, explicou Ketrim sobre a perspectiva do programa a longo prazo.

Clique aqui e conheça mais sobre a WiN Brasil.