Aula inaugural do mestrado no IEN destaca o papel da tecnologia nuclear no futuro da sociedade.

Aula inaugural do mestrado no IEN destaca o papel da tecnologia nuclear no futuro da sociedade.

Na última quarta-feira (9), foi realizada a aula inaugural da atual turma do curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN). Ministrada pelo Dr. Renato Machado Cotta, a palestra realizada no Auditório do IEN/CNEN teve como tema “Ciência e Tecnologia Nucleares e Sustentabilidade”.

O evento contou com a presença do Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, presidente da Seção Latino Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS), Vice-Almirante Ney Zanella dos Santos e a Doutora Inayá Corrêa Lima, professora do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da Coppe/UFRJ.

A aula se iniciou com apresentação do Professor Zelmo Rodrigues de Lima, coordenador do curso, que fez uma linha do tempo do curso, seguido pelo Diretor do IEN, Cristóvão Araripe, que destacou a estrutura do instituto e sua história.

“31 países operam plantas nucleares, 409 reatores em operação, uma capacidade elétrica combinada impressionante. Nós somos 25% de toda a geração de low carbon, de baixo carbono, e 10% de toda a eletricidade mundial. Mas o mais interessante é isso aqui” afirmou o Dr, Renato Cotta durante sua aula.

Também foi destacado o avanço dos microrreatores nucleares (SMRs) e seu papel no avanço da Inteligência Artificial e projeto DESSAL.

Foto: Gledson Júnior