A quarta edição da Competição Embaixadores Nucleares, um dos projetos que faz parte do escopo do Programa de Aceitação Pública (APUB) da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), está em lançamento. Com inscrições aceitas até o dia 31 de outubro de 2024, a Competição visa aumentar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus usos, procurando educar o público e multiplicar o número de pessoas que compreendam os benefícios do desenvolvimento do setor no País. Nesse sentido, os participantes deverão conduzir ações como: ciclo de palestras, workshops, mesas-redondas, elaboração de vídeos, jogos, eventos, curta-metragem, exibição de fotos, etc.
A nova edição permitirá a participação individual ou de equipes (com até três integrantes) divididas em três categorias: Graduação, Pós-Graduação e Professores. Assim como na terceira edição do Embaixadores Nucleares, cujos vencedores foram premiados em 9 de maio deste ano durante a International Nuclear Atlantic Conference – INAC 2024 (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico), a premiação ocorrerá na próxima INAC, prevista para 2026.
Após o fim do período de inscrições, a competição transcorrerá durante cerca de um ano e meio, constituindo-se das etapas de avaliação das propostas pela banca examinadora, desenvolvimento e implementação dos projetos, envio do relatório final dos projetos, avaliação pela comissão julgadora, definição e divulgação dos vencedores. É importante destacar que os participantes da 4ª Competição Embaixadores Nucleares não deverão aproveitar programas já implementados por empresas ou outras instituições para a formulação de seus projetos, mas poderão criar parcerias para desenvolver seus trabalhos de caráter autoral.
As regras e os termos do programa, bem como o formulário de inscrição, estão disponíveis no documento: https://aben.org.br/wp-content/uploads/2024/09/Edicao-2024-Competicao-Embaixadores-Nucleares.pdf.
Vencedores das edições anteriores
A primeira edição da Competição Embaixadores Nucleares foi lançada em 2018 e finalizada em 2019, com a premiação das equipes vencedoras: Nucleotiza, em 1º lugar; Meninas da Física, em 2º; e Protecnu, em 3º, ocorrendo na INAC 2019, que foi realizada em Santos/SP.
Já a segunda edição, que transcorreu entre 2020 e o fim de 2021, resultou nas seguintes equipes vencedoras, que foram premiadas na INAC 2021: Categoria Graduação – Atomizando Nuclear, em 1º lugar; Curie’s pelo mundo e RadioGeo, empatadas em 2º lugar; e Marie and Becquerel, em 3º lugar; e Categoria Pós-Graduação/Professores – Winclear, em 1º lugar; e NuclearGP – Nuclear Girl Power, em 2º lugar.
A terceira edição, realizada entre setembro de 2022 e maio de 2024, resultou nas seguintes equipes vencedoras, apresentadas na INAC 2024: Categoria Graduação – Monitores Nucleares, formada por João Vitor Cavalcanti da Silva, Luís Augusto Costa de Lira Carvalho e Mariana Nunes Wanderley Braga; Categoria Pós-Graduação – Minuto Nuclear, formada por Cássio Feitosa Trajano da Silva, Rafael Fernandes Rodrigues e Vinícius Cardoso Brum; e Categoria Professor – Atômica, formada por Wallace Vallory Nunes, Joana Batista Soares e Karine Lima de Carvalho.
Acompanhe todos os detalhes da principal competição destinada aos profissionais do setor nuclear e notícias sobre as edições anteriores clicando aqui.