UBS: energia nuclear vive renascimento e atrai novamente investidores

O site Investing.com noticiou que o banco suíço UBS divulgou relatório avaliando o potencial de crescimento da energia nuclear, vislumbrando um possível “renascimento” da indústria. No entendimento de analistas da instituição, “por décadas, a energia nuclear foi vista como problemática por investidores, reguladores, empresas de utilidade pública e outros ao longo da cadeia de valor”. Contudo, ressaltaram que “acreditamos que isso mudou substancialmente”.

Para o UBS, a energia nuclear está sendo considerada como “a” solução para os problemas interconectados de crescimento da demanda por eletricidade e mudanças climáticas, pois ela emite pouco carbono e provê segurança energética, substituindo a necessidade de importações de grandes quantidades de combustíveis fósseis.

O banco suíço estima que a capacidade nuclear global pode aumentar entre 58 e 86 gigawatts (GW) até 2030, sendo que mais da metade dessas adições deverá ocorrer na China. Para efeito de comparação, toda a frota nuclear em operação na França – país na qual a energia nuclear representa 65% da matriz elétrica, segundo dados do Pris/IAEA – gera 61 GW.

Leia a matéria completa aqui.

+ Notícias

Autor: Peter Nurse

Fonte: Investing.com