O portal Petronotícias informou que a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (U.S.NRC) emitiu uma licença para a Abilene Christian University (ACU) autorizando a construção de um reator nuclear de pesquisa de sal fundido em seu campus, na cidade texana de Abilene. A decisão marca a primeira licença de construção para um reator avançado de combustível líquido e apenas a segunda para qualquer reator avançado emitida pela entidade. Esse reator será o primeiro do Natura MSR-1, terá capacidade de 1 megawatt térmico (MWt) e será moderado por grafite, com fluido de fluxo de sal de flúor (combustível dissolvido no sal).
Além de pesquisa, sua finalidade será treinar os corpos docente, técnico-administrativo e discente em tecnologias nucleares avançadas. A U.S.NRC liberou sua avaliação ambiental final para o local em 7 de março concluindo que não haverá “nenhum impacto significativo”. Já na semana passada, a entidade reguladora nuclear estadunidense concluiu sua avaliação final de segurança para o projeto do reator, certificando que o Natura MSR-1 atende aos regulamentos federais e é seguro para ser construído.
Leia a matéria aqui.
Foto: Representantes da Natura Resources, do Zachry Group, da Abilene Christian University, da University of Texas em Austin, da Texas A&M University e do Georgia Institute of Technology recebem a licença de construção / Divulgação
Fonte: Petronotícias