Atividade voltada a analistas que atuam no licenciamento ambiental ocorreu em Brasília.
Brasília – Equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que atua no licenciamento ambiental de empreendimentos da área de energia nuclear, térmica, eólica e de outras fontes alternativas participou de treinamento sobre resposta a emergências nucleares e radiológicas. A capacitação foi realizada nos dias 11 e 12 de setembro, na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília, e promovida por equipe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).
O treinamento em radioproteção está previsto no Programa Geral de Atividades do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). O curso é coordenado pelo Coronel César Romão, do GSI, e ministrado por Raul dos Santos, do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen). Os servidores capacitados são analistas ambientais do Ibama que atuam em licenciamentos que envolvem energia nuclear, além de policiais rodoviários federais e agentes do Ministério da Saúde e da Polícia Federal.
Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, com emprego de instrumentação nuclear e equipamentos de proteção individual, exercícios de tomada de decisão simulando situações de emergência e procedimentos de monitoramento e transporte de materiais radioativos.
A notícia foi publicada originalmente no site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Foto: Divulgação Ibama
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)