Direção do IEN/Cnen traça estratégias para elevar avaliação do Programa de Pós-Graduação na Capes

Direção do IEN/Cnen traça estratégias para elevar avaliação do Programa de Pós-Graduação na Capes

A Direção do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen) convocou o corpo docente do Programa de Pós-Graduação do órgão (PPGIEN) para uma reunião que aconteceu no dia 5 de setembro. O motivo do encontro foi avaliar de que forma o PPGIEN pode se alinhar ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), a qual o IEN é subordinado.

Segundo o diretor do IEN/Cnen, Cristóvão Araripe Marinho, esse planejamento é composto por um conjunto de diretrizes, sendo que no objetivo de nº 2 desse plano, voltado para a formação especializada de profissionais para o setor nuclear, existe uma métrica específica de avaliação: manter os planos de pós-graduação da Cnen na nota 5 de avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação responsável por expandir e consolidar os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e também os de formação de professores da educação básica.

Atualmente, porém, os cursos de pós-graduação do IEN encontram-se na nota 3 dessa métrica, avaliação concedida, segundo Cristóvão, quando o curso está em sua fase inicial e ainda sem uma massa crítica para progredir dentro de alguns critérios.

“O principal objetivo desse encontro foi exatamente verificar em que medida a direção do IEN/Cnen pode colaborar para que o programa atinja esse objetivo, porque é de responsabilidade da direção do IEN atingir as metas que são estabelecidas no PEI”, explica Cristóvão.

Propostas para melhorar nota do PPGIEN

Os integrantes do corpo docente que participaram dessa reunião sugeriram algumas medidas a serem tomadas para que o IEN/Cnen possa alcançar a nota 5 de avaliação no PEI. Confira quais são elas:

– Dotar o programa de um sistema de controle de secretaria e gestão acadêmica;

– Ampliar o número de bolsas de pós-graduação ofertadas;

– Incrementar o número e a qualidade das publicações;

– Melhorar a qualidade dos espaços físicos dos cursos de pós-graduação.

No próximo ano, a Capes fará a avaliação dos cursos de pós-graduação no quadriênio de 2021 a 2024. Nesse sentido, a direção do IEN decidiu estabelecer um amplo debate com esse setor para progredir de forma gradativa nos principais indicadores.

“Esse diálogo que estamos abrindo com o corpo docente e com a coordenação do programa é que vai viabilizar a melhoria dessa nota, que vem se arrastando, talvez, pela falta de uma maior troca de ideias”, justifica o diretor Cristóvão Araripe, que lembra ainda que a meta é chegar, primeiro, na nota 4 para, depois, conseguir alcançar a métrica exigida pelo PEI.

O próprio Cristóvão afirmou ainda que pretende marcar uma nova reunião com o corpo docente, assim que o coordenador dos cursos de pós-graduação do IEN/Cnen, Zelmo Rodrigues de Lima, sinalizar qual sistema deverá ser implantado, para customizar um novo programa de gestão acadêmica.

A notícia foi publicada originalmente no site do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen).

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Autor: José Lucas Brito
Foto: Divulgação IEN/Cnen

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen)