O site Petronotícias noticiou que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realizará a Conferência Internacional sobre Reatores Modulares Pequenos e suas Aplicações, de 21 a 25 de outubro, com o objetivo de reunir especialistas e partes interessadas para discutir o papel dos Small Modular Reactors (SMRs) no contexto da mudança climática e da transição para uma matriz energética mais limpa.
Com base em suas próprias estimativas, as quais apontam um aumento significativo no consumo de eletricidade até 2050, a Agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) diz que “é urgente encontrar soluções que ajudem a reduzir as emissões de carbono e garantam um fornecimento confiável de energia. Atualmente, mais de 60% da geração global de eletricidade é proveniente de combustíveis fósseis, os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas”.
A Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), em parceria com a AIEA, tem um papel ativo na coordenação dos trabalhos, contando com a participação do vice-presidente do conselho curador no evento. A expectativa é que a conferência resulte em avanços significativos no campo dos SMRs, ajudando a acelerar a adoção de energia nuclear de baixo carbono em todo o mundo e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Site da International Conference on Small Modular Reactors and their Applications: clique aqui.
Leia a matéria completa aqui.
Imagem: Divulgação AIEA
Fonte: Petronotícias