A questão muita debatida na grande mídia, na imprensa especializada sobre o setor nuclear e em relatórios de investidores é se o cancelamento dos planejados seis pequenos reatores modulares (SMRs, na sigla em inglês) de 77 megawatts-elétricos (MWe) da NuScale para o seu primeiro cliente (Utah Associated Municipal Power Systems – Uamps) é um sinal de queda do mercado para esse tipo de reatores em geral.
Grupos antinucleares e defensores de projetos concorrentes de fontes renováveis como solar e eólica dizem coisas como: “Eu avisei”. Mas é verdade? Mais importante ainda, que lições estão contidas nos eventos que levaram ao fim do projeto? Como a NuScale pode lucrar com a experiência de conquistar seu próximo primeiro cliente?
Certamente, há aspectos para o acordo com a Uamps que, se planejados de forma diferente, poderiam ter definido um rumo para o sucesso em tempos e lugares diferentes. Há muito mais a considerar do que apenas o preto e branco de uma decisão de abandono e uma demissão significativa de 28% do pessoal.
Leia o artigo completo (em inglês) aqui.
+ Artigos
+ Notícias sobre SMRs
Imagem: NuScale Power, LLC
Fonte: Blog Neutron Bytes