Mais de 80 novos projetos de reatores nucleares estão atualmente em desenvolvimento em todo o mundo, alguns dos quais devendo ser implantados até 2030. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) concluiu um projeto para avaliar até que ponto seus padrões de segurança – a pedra angular da segurança nuclear global – se aplicam a tecnologias inovadoras, como pequenos reatores modulares (Small Modular Reactors – SMRs) e reatores não resfriados a água.
Mais de 150 especialistas de trinta países trabalharam em conjunto para identificar e documentar áreas novas dessas tecnologias quando comparadas com a frota existente de reatores, e, ainda, para avaliar as potenciais implicações na aplicabilidade das normas de segurança.
As conclusões deste amplo esforço são apresentadas em relatório de segurança da Agência, o qual identifica lacunas e áreas para consideração adicional, cobrindo mais de 90 padrões de segurança relacionados a todo o ciclo de vida das usinas nucleares.
“O relatório de segurança é um ponto de partida prático para compreender como as normas de segurança da AIEA podem ser utilizadas para novas tecnologias e onde podem ser necessárias orientações adicionais para informar a sua aplicação”, explica a responsável técnica da publicação, Paula Calle Vives.
O relatório está disponível gratuitamente aqui. Mais informações aqui.
Leia a matéria completa (em inglês) aqui.
Autora: Laura Videla
Foto: Novo relatório de segurança avalia até que ponto as normas de segurança da AIEA se aplicam a vários tipos de projetos inovadores de reatores / Crédito: AIEA
Fonte: Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)