O site MegaWhat noticiou que o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) lançou uma solicitação de propostas (Requests for Proposals – RFP) para serviço de enriquecimento de urânio. Trata-se de um documento comercial que anuncia um projeto, o descreve e solicita propostas de empreiteiros qualificados para concluí-lo.
A Lei de Redução da Inflação de 2022 (IRA) dos EUA, que visa conter a inflação no país com medidas como o investimento na produção doméstica de energia e a promoção de uma matriz energética limpa, fornecerá até 500 milhões de dólares para contratos de enriquecimento de urânio selecionados na RFP e um contrato separado para serviços de transformação de urânio enriquecido em metal, óxido e outras formas para ser usado como combustível para usinas nucleares.
Ainda de acordo com o portal MegaWhat, a ação do DOE faz parte da estratégia do governo estadunidense para alcançar o net zero até 2050, aumentar a segurança energética, criar empregos e fortalecer a competitividade econômica dos Estados Unidos. Atualmente, urânio enriquecido não está disponível comercialmente no país, que deseja impulsionar o crescimento de sua frota nucleoelétrica.
No entendimento da secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, a iniciativa reforça a segurança nacional e energética por meio da construção de uma cadeia de abastecimento interna de Haleu robusta, ajudando a instalar novos reatores e combater a crise climática. O High Assay Low Enriched Uranium – Haleu (urânio de alta concentração e baixo enriquecimento) é considerado um dos principais combustíveis nucleares do futuro.
Leia a matéria completa aqui.
Autora: Poliana Souto
Imagem: Urânio / Crédito: Shutterstock/Bjoern Wylezich
Fonte: MegaWhat