Fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM) realizaram a primeira visita de inspeção na Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité/BA, no início de outubro. Nesse primeiro encontro, os profissionais da INB apresentaram a estrutura da Unidade, bem como seu funcionamento, e também tiraram dúvidas quanto aos procedimentos adotados pela empresa.
Fiscais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) também acompanharam a inspeção. A previsão é que as vistorias sejam anuais ou em menos tempo, caso surjam necessidades.
Em maio de 2023, a Cnen, até então responsável por essas fiscalizações, informou à INB que a ANM passaria a executar a fiscalização das estruturas de mineração da URA. A mudança de órgão regulador e fiscalizador decorre da promulgação da lei 14.514 de dezembro de 2022.
A Unidade segue sendo fiscalizada pela Cnen, nos quesitos radiológicos, e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quanto aos aspectos ambientais.
A notícia foi publicada originalmente no site da Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
Foto: Divulgação INB
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Indústrias Nucleares do Brasil (INB)