A Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), da Indústrias Nucleares do Brasil – INB, finalizou a primeira ação para regredir o nível de emergência 1 da Barragem D4 em conformidade com as exigências da Agência Nacional de Mineração (ANM). A ação consistiu na construção de canal de desvio do efluente tratado, concluída no final de agosto, e na sua operação no início de setembro com autorizações da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
O desvio do efluente tratado resultou na almejada redução dos fluxos de líquidos no reservatório da Barragem D4, aumentando a segurança estrutural do barramento e minimizando as influências ambientais na Barragem de Águas Claras, localizada à jusante, o que vem sendo evidenciado por monitorações.
Outras ações estão em andamento para continuar reduzindo os fluxos de líquidos no reservatório da D4, dessa vez a drenagem pluvial, e também para restabelecer sua capacidade de retenção de resíduos sólidos. O diagnóstico da estabilidade do seu barramento encontra-se em andamento para balizar possíveis adequações estruturais. As ações em curso também buscam a adequação da gestão da segurança da barragem aos requisitos estabelecidos na regulamentação da ANM, com destaque para a instalação de equipamentos de monitoração, elaboração de projetos de engenharia e planos de gestão.
A barragem, anteriormente caracterizada como bacia de decantação, foi enquadrada no nível 1 de emergência pela ANM no dia 7 de junho. As obras e projetos para a D4 já estavam previstos pela INB, porém foram acelerados por conta das exigências da ANM.
A notícia foi publicada originalmente no site da Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
+ INB finaliza primeira etapa de demolição de edificações para descomissionamento em Caldas
+ Notícias sobre a INB
Foto: Canal foi construído para desvio do efluente tratado / Divulgação INB
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Indústrias Nucleares do Brasil (INB)