Pioneirismo é característica da história da instituição, primeira organização dedicada à área nuclear no Brasil
Cerca de 120 pessoas marcaram presença na festividade de aniversário de 71 anos do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen) na última segunda-feira, dia 28 de agosto.
A mesa de abertura foi composta pelo diretor do CDTN, Luiz Ladeira; pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Wilson A. Parejo Calvo, e pelo diretor de Gestão Institucional da Cnen, Pedro Maffia da Silva. As falas ressaltaram a relevância regional e nacional da instituição, bem como sua posição no contexto de pesquisa e desenvolvimento do país.
A programação contou com falas sobre os movimentos pela internacionalização do Centro e dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais. As pessoas que deixaram seu legado na instituição também foram homenageadas no evento. Os recém-aposentados receberam uma placa de reconhecimento pelo tempo dedicado à instituição.
“Atentos à uma noção de desenvolvimento que esteja vinculada a um futuro sustentável, próspero e justo e, ainda, conectados à discussão global, nossas perspectivas para o período de 2024 a 2027 adotarão o conceito de ESG ― sigla, em português, para meio ambiente, responsabilidade social e governança. O CDTN é detentor de primoroso capital humano, tecnicamente preparado e comprometido com a instituição e seu papel em prol da sociedade”, afirmou Luiz Ladeira, em sua fala de encerramento.
O evento contou com a presença de autoridades, como Rogério Mamão Gouveia, Roberto Salles Xavier, Leonardo Ferreira Bezerra e Alessandro Facure da Cnen e de dirigentes das unidades vinculadas: Walter Ferreira Mendes (CRCN-CO), Carlos Alberto Brayner (CRCN-NE), Fábio Staude (IEN) e Kátia Santos, representante da diretora do Ipen. Além da presença do presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão.
O CDTN é uma das unidades de pesquisa da Cnen, autarquia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Confira as fotos do evento aqui.
A notícia foi publicada originalmente no site do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen).
Foto em destaque: Da esquerda para direita – Wilson Calvo, Luiz Ladeira e Pedro Maffia / Crédito: Antônio P. Santiago
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen)