Bruxelas deve colocar as energias nuclear e renováveis em pé de igualdade em termos de financiamento, pesquisa e desenvolvimento de projetos, declararam os 14 membros da “aliança nuclear” reunidos em Valladolid, na Espanha, na última terça-feira, dia 11.
Quatorze Estados-Membros da União Europeia (UE) – incluindo Itália e Bélgica, na condição de observadores – juntaram-se à reunião. Os dois países “não participaram no debate nem na elaboração das conclusões” do encontro, segundo um comunicado emitido pelo Ministério da Energia da França, que lidera a coalização europeia pró-nuclear.
No fim da reunião, esse grupo adotou um roteiro para “uma nova estratégia de uso de energia nuclear para a UE”, pedindo a Bruxelas a promoção da fonte e dos projetos conjuntos em andamento da mesma forma que os projetos de energias renováveis.
“Com este documento, encorajamos a Comissão Europeia a estabelecer um caminho claro para refletir adequadamente sobre o papel da energia nuclear em todas as suas comunicações e propostas”, diz o roteiro.
Leia aqui a matéria completa, em inglês.
+ França reúne países da UE em prol da geração nuclear
+ Notícias sobre a França
Autor: Paul Messad
Imagem: Usina nuclear alimentando centro urbano e área rural / Pixabay
Fonte: EURACTIV