Aliança nuclear liderada pela França pede isonomia da energia nuclear com energias renováveis na UE

Aliança nuclear liderada pela França pede isonomia da energia nuclear com energias renováveis na UE

Bruxelas deve colocar as energias nuclear e renováveis em pé de igualdade em termos de financiamento, pesquisa e desenvolvimento de projetos, declararam os 14 membros da “aliança nuclear” reunidos em Valladolid, na Espanha, na última terça-feira, dia 11.

Quatorze Estados-Membros da União Europeia (UE) – incluindo Itália e Bélgica, na condição de observadores – juntaram-se à reunião. Os dois países “não participaram no debate nem na elaboração das conclusões” do encontro, segundo um comunicado emitido pelo Ministério da Energia da França, que lidera a coalização europeia pró-nuclear.

No fim da reunião, esse grupo adotou um roteiro para “uma nova estratégia de uso de energia nuclear para a UE”, pedindo a Bruxelas a promoção da fonte e dos projetos conjuntos em andamento da mesma forma que os projetos de energias renováveis.

“Com este documento, encorajamos a Comissão Europeia a estabelecer um caminho claro para refletir adequadamente sobre o papel da energia nuclear em todas as suas comunicações e propostas”, diz o roteiro.

Leia aqui a matéria completa, em inglês.

+ França reúne países da UE em prol da geração nuclear
+ Notícias sobre a França

Autor: Paul Messad
Imagem: Usina nuclear alimentando centro urbano e área rural / Pixabay

Fonte: EURACTIV