Nesta quarta-feira, dia 12, acontecem duas palestras online a partir das 12h, na área de radioecologia, promovidas pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen). Elder Magalhães de Souza apresenta “Do laboratório à sala de aula, da academia à radioproteção & radioecologia: Experiências e lições aprendidas”, e na sequência Rócio Reis apresenta “Uma proposta para avaliação em radioproteção ambiental”. Para os alunos da pós-graduação stricto sensu do IRD/Cnen, as apresentações integram a disciplina Seminários de Radioproteção e Dosimetria. Para o público interessado em geral é conhecimento compartilhado nas áreas de concentração do Programa – biofísica, física medica, metrologia das radiações ionizantes e radioecologia.
Os dois palestrantes são egressos do PPG/IRD. Elder Magalhães é formado em química industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduado em Proteção Radiológica e Uso Seguro de Fontes de Radiação e em Segurança Nuclear (2003), pela Universidade de Buenos Aires, mestre em química pela PUC-Rio e doutor em radioproteção e dosimetria pelo IRD. Tecnologista sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), lotado na Divisão de Radioproteção do IRD. Atualmente é consultor no laboratório do Departamento de Segurança Física e Nuclear da Divisão de Segurança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Rócio Reis é formado em engenharia química pela UFF. Mestre e doutor em radioproteção e dosimetria pelo IRD. Tecnologista da Comissão Nacional de Energia Nuclear, atualmente trabalhando na Divisão de Radioproteção do IRD. Desde 2015 é o responsável técnico pela estação de monitoramento de radionuclídeos ligada à Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.
O endereço da plataforma Teams pode ser acessado aqui. Haverá transmissão pelo canal do YouTube IRD Institucional.
A cada quinzena uma programação de seminários abertos a todos os interessados. A audiência na sala Teams ou via YouTube pode participar com perguntas aos palestrantes.
A notícia foi publicada originalmente no site do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen).
Imagem: Divulgação IRD/Cnen
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/Cnen)