A Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (Copde) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen), por meio de seu Escritório de Gestão de Projetos (SEEGP), divulga o segundo edital deste ano para bolsas de pós-doutorado a candidatos de diversas áreas do conhecimento relacionadas a cinco projetos de pesquisa científica e tecnológica em desenvolvimento entre os centros de pesquisa do Instituto. Cada projeto conta com uma vaga para bolsa de pós-doutorado cuja especificidade de conhecimento e habilidade dos candidatos se encontra descrita no Edital divulgado.
As inscrições estão abertas aos interessados até o dia 21 julho de 2023. No Edital estão indicados os coordenadores de cada projeto e seus supervisores com os respectivos e-mails para os quais os candidatos deverão enviar mensagem e documentação solicitada. Tanto a documentação solicitada quanto o processo de seleção diferem de acordo com a especificidade de cada projeto.
Os candidatos poderão se inscrever em mais de um projeto desde que tenham o perfil adequado e, caso aprovados em ambos, deverão optar por um deles.
A avaliação das candidaturas acontecerá de 24 a 28 de julho, e a divulgação pela Copde da lista dos classificados no portal do Ipen ocorrerá em 4 de agosto. A previsão para início das atividades é 1º de setembro.
As bolsas serão concedidas por no máximo 15 meses com valor mensal de R$ 5.200,00. Será concedida reserva técnica ao bolsista no valor de 15% do valor da bolsa.
Os bolsistas aprovados deverão ter disponibilidade para trabalho em período integral, 40 horas semanais, e poderão orientar alunos de Iniciação Científica. Outra exigência é a submissão de pelo menos um artigo por ano como autor ou coautor a periódico indexado.
Edital 2/2023 para Bolsas de Pós-Doutorado no IPEN-CNEN
A notícia foi publicada originalmente no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
+ Cnen lança dois editais para a realização de processo seletivo de candidatos a bolsas do seu Programa de Formação Especializada
+ Cnen divulga Edital para processo de seleção de bolsistas PCI
Imagem: Freepik
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)