Nota de Falecimento – Witold Piotr Stefan Lepecki

Nota de Falecimento – Witold Piotr Stefan Lepecki

Prezados,

É com imenso pesar que, em nome da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), e do meu próprio, noticio o falecimento do Dr. Lepecki na madrugada de hoje, dia 28, aos 87 anos de idade. Toda nossa solidariedade, orações e condolências aos seus familiares.

O velório ocorrerá a partir das 14h de hoje, com sepultamento às 16h30, no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro (Capela 6).

Witold Piotr Stefan Lepecki

Witold Piotr Stefan Lepecki nasceu em Varsóvia, Polônia, e chegou ao Brasil aos três anos, indo morar em Belo Horizonte. Lá, cresceu e cursou Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fez especialização em Ciências e Técnicas Nucleares. Após concluir a graduação, foi para a França fazer doutorado, em Física de Reatores, na Universidade de Paris.

Retornou ao Brasil e trilhou uma carreira profissional dedicada às aplicações pacíficas da energia nuclear. Logo de início, assumiu a chefia da Divisão de Engenharia de Reatores no Instituto de Pesquisas Radioativas – IPR (atual Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN/Cnen), onde se desenvolvia o projeto de um reator com uso de tório e água pesada, pelo então reconhecido Grupo do Tório (1966-1970).

Em 1970 foi convidado para trabalhar na Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), no Rio de Janeiro e, posteriormente, na sua subsidiária Companhia Brasileira de Tecnologia Nuclear (CBTN). Essa empresa tinha a missão de planejar e executar um Programa Nuclear para o Brasil, o que resultou no “Acordo de Cooperação para Usos Pacíficos da Energia Nuclear”, assinado entre o Brasil e a República Federal da Alemanha, cujo principal objetivo era a transferência de tecnologia nuclear para o nosso País.

Com participação ativa do Dr. Lepecki nas negociações, a CBTN deu lugar à Empresas Nucleares Brasileiras S/A (Nuclebrás) e suas subsidiárias. Inclusive, ele foi diretor da Nustep, vinculada à Nuclebrás, em Essen, Alemanha, de 1977 a 1979. De volta ao Brasil ainda em 1979, Witold Lepecki trabalhou como superintendente da antiga Nuclebrás Engenharia S/A (Nuclen), subsidiária dedicada a desenvolver a engenharia das usinas nucleares a serem projetadas e construídas no Brasil, com tecnologia alemã, iniciando por Angra 2 e 3.

Lepecki ainda trabalhou na Eletronuclear a partir de 1997, quando a empresa foi criada em decorrência da fusão da Nuclen com a Diretoria Nuclear de Furnas. Lá ficou até se aposentar, em 2001. Contudo, mesmo aposentado o engenheiro e pesquisador deu aulas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear da UFMG e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Títulos:

* Chefe da Divisão de Engenharia de Reatores no Instituto de Pesquisas Radioativas.
* Professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Destinatário da Ordem Nacional do Mérito Presidente da França, 1974, Prêmio Ordem Nacional do Mérito da Ciência Presidente do Brasil, 1998.
*Conselheiro da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ.
* Membro titular da Academia Nacional de Engenharia – ANE (cadeira 72), da American Nuclear Society – ANS (presidente da Seção Latino-Americana 1983-1984) e da Internacional Nuclear Energy Academy – Inea.
* Listado como um notável engenheiro nuclear pela editora americana Marquis Who’s Who.

Nota da Presidência da ABEN