No último dia 31 de maio, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), representada pelo gerente de descomissionamento de Caldas, João Viçozo da Silva Junior, e técnicos, participou da reunião de apresentação de resultados de análises com relação aos aspectos radiológicos de amostras de água coletadas no município de Caldas/MG, realizada pelo Laboratório de Poços de Caldas (Lapoc) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Caldas e contou com a presença da Cnen, representantes do poder executivo e legislativo de Caldas e a população.
A pesquisa, que foi motivada por boatos e suspeitas da presença de urânio na água do município, contou com amostra de água de diversos pontos ao longo da cidade, como a Estação de Tratamento de Água da Copasa, Balneário de Pocinhos do Rio Verde, Cascata Antônio Monteiro e o Bacião, durante as quatro estações do ano de 2022.
De acordo com os resultados da análise, as águas de Caldas demonstram níveis radioativos abaixo dos valores de referência adotados. “Não encontramos e não era esperado encontrar radioativos (acima dos limites) na água da cidade”, explicou o servidor da Cnen Heber Luiz Caponi Albertini durante a apresentação. Foi ressaltado ainda que os radionuclídeos naturais, como o urânio, estão presentes no meio ambiente de forma natural.
Ao final da apresentação feita pela Cnen, a INB pôde esclarecer dúvidas dos presentes.
A notícia foi publicada originalmente no site da Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
Foto: Análises da Cnen concluíram que águas de Caldas apresentam níveis radioativos abaixo dos valores de referência / Divulgação INB
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Indústrias Nucleares do Brasil (INB)