Liderados pela França, 11 países da União Europeia assumiram o compromisso de “reforçar a cooperação europeia” em torno da energia nuclear, considerada por eles como uma forma eficaz de combater a mudança climática. A declaração foi assinada à margem de uma reunião de ministros europeus da Energia em Estocolmo, na Suécia, na última terça-feira (28).
Os países envolvidos são França, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Hungria, Finlândia, Holanda, Polônia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia. Eles concordaram quanto à necessidade de “apoiar novos projetos” nucleares, baseados em “tecnologias inovadoras”. Também apoiaram “a exploração das centrais existentes”.
“A energia nuclear é uma das muitas ferramentas que nos permitem atingir nossos objetivos climáticos, produzir eletricidade de base e garantir a segurança do abastecimento”, disseram estes países na declaração.
Alemanha e Espanha se opõem a essa flexibilização e querem que a UE considere como “verde” apenas o hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis.