Empresas RoPower Nuclear e Donalam, parte da siderúrgica italiana AFV Beltrame Group, assinam Memorando de Entendimento (MoU) para explorar oportunidades de cooperação e investimento relacionadas ao desenvolvimento do primeiro projeto de pequeno reator modular (Small Modular Reactor – SMR) na Romênia.
A RoPower é uma joint venture entre a corporação estatal de energia nuclear da Romênia, Nuclearelectrica, e o grupo privado de energia Nova Power & Gas, que faz parte do E-Infra, proprietário da usina a carvão de Doicești. Essa planta térmica deverá ser adaptada para abrigar seis pequenos reatores nucleares modulares fornecidos pela empresa norte-americana NuScale, os quais terão uma capacidade instalada somada de 462 megawatts-elétricos (MWe).
A assinatura do MoU ocorreu na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), realizada no Egito. As duas companhias também aderiram ao Pacto de Energia Livre de Carbono 24/7 das Nações Unidas, apoiando movimentos em prol da garantia do acesso à energia limpa.
O projeto de SMR romeno prevê geração solar no mesmo local, fornecendo uma solução nuclear-renovável conjunta para otimizar a capacidade de produção no que pode ser uma visão conjunta das fontes para a matriz elétrica do futuro. A Nuclearelectrica disse esperar que os planos da Romênia para alcançar “a primeira instalação de aço verde apoiada por energia limpa produzida por SMRs e painéis fotovoltaicos possam encorajar ainda mais etapas e colaborações semelhantes com a indústria”.
“Confiamos que nosso exemplo mostre maneiras de avançar nas metas do Acordo de Paris, inspire outras ações da indústria, incentive políticas ambientais globais e europeias e, ainda, apoie financiamentos governamentais e privados para indústrias com fortes estratégias econômicas e ambientais derivadas de uma abordagem sustentável”, declarou o CEO da Nuclearelectrica e presidente da RoPower Nuclear, Cosmin Ghita.
“Estamos totalmente dedicados a alcançar nossa visão de um negócio sustentável e a transformar em realidade nossos ambiciosos planos de investimento para operações na Romênia”, enfatizou o gerente de Desenvolvimento de Negócios do AFV Beltrame Group, Carlo Beltrame. E finalizou: “A segurança energética tornou-se um tema de grande relevância. O nosso plano de construir, em um futuro próximo, o parque fotovoltaico em Târgoviște, bem como a parceria com a RoPower, são duas das soluções para garantir o nosso acesso à energia acessível e sustentável em longo prazo”.
Leia a matéria original, em inglês, aqui.
+ Romênia: usina a carvão abrigará pequenos reatores modulares
Foto: MoU foi assinado na COP27 / Crédito: Captura de tela da Nuclearelectrica/YouTube
Fonte: World Nuclear News (WNN)