Morreu nesta segunda-feira (24) à noite, aos 79 anos, o físico e engenheiro nuclear Zieli Dutra Thomé Filho. Ele foi presidente da Eletronuclear entre janeiro de 2003 e abril de 2005.
Zieli foi ainda um dos criadores dos cursos de pós-graduação do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, onde foi vice-diretor, além de ter trabalhado como pesquisador e orientador de teses durante 30 anos. Após seu doutorado, ele atuou no Projeto Urânio, iniciativa acadêmica entre a Coppe/UFRJ e a Nuclebrás, que tinha como objetivo a formação de pessoal para todo o setor nuclear brasileiro.
Em sua carreira, também realizou pesquisas no Centro Internacional de Física Teórica, na Itália – órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – e na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês).
Zieli trabalhou ainda em Furnas, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Instituto Militar de Engenharia (IME). E foi vice-presidente do Grupo Internacional de Segurança Nuclear (Insag) da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e presidente da Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS-ANS). Em 2012, recebeu a Medalha Carneiro Felippe, concedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).
A Diretoria Executiva da Eletronuclear, em nome de seus colaboradores, lamenta profundamente o falecimento de seu ex-presidente e externa suas condolências aos familiares, amigos e colegas.
A notícia foi publicada originalmente no site da Eletronuclear.
Imagem: Freepik
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Eletronuclear