Greta Thunberg admite que é preferível manter usinas nucleares alemãs a queimar carvão

Ativista climática sueca diz que seria “um erro” a Alemanha desligar suas usinas nucleares se isso significar queimar mais carvão – combustível fóssil que impulsiona o aquecimento global

A declaração de Thunberg ocorre no momento em que o governo alemão debate se deve encerar a geração nucleoelétrica no país até o fim deste ano, apesar de ter que lidar com iminente crise energética devido à guerra promovida pela Rússia na Ucrânia.

A proeminente ativista, que inspirou um movimento climático juvenil com seus protestos do lado de fora do parlamento sueco em 2018, disse à emissora pública alemã ARD que era “uma péssima ideia focar no carvão quando isso (energia nuclear) já está em vigor”. Contudo, ela reconheceu na entrevista que houve um forte debate sobre o assunto na Alemanha.

Questionada se seria melhor para o planeta que a Alemanha mantivesse suas três usinas nucleares restantes em funcionamento, Greta Thunberg respondeu: “Depende. Se já as temos em operação, sinto que é um erro fechá-las para focar no carvão”.

Os comentários da jovem de 19 anos ocorrem no momento em que a coalizão governamental de três partidos da Alemanha está discutindo a possibilidade de suspender o abandono da geração nuclear no país.

O ministro de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck, membro do antinuclear Partido Verde, sugeriu que duas das usinas poderiam operar excepcionalmente até abril de 2023, mas se opõe a mantê-las por mais tempo por razões de segurança. Paralelamente, Habeck aprovou a reativação de várias usinas térmicas a carvão e óleo para garantir o fornecimento de energia após a decisão da Rússia de cortar as entregas de gás natural para a Europa como retaliação às sanções sofridas por conta do conflito na Ucrânia.

Ativistas ambientais alertam que a Alemanha corre o risco de deixar de cumprir suas metas climáticas queimando mais combustíveis fósseis, enquanto legisladores conservadores dizem que o governo deve usar todos os meios disponíveis para gerar energia, dada a situação tensa do setor, com a oferta diminuindo e os preços subindo.

Leia a matéria original, em inglês, aqui.

+ The Washington Post: Alemanha deve manter – e expandir – a energia nuclear
+ Alemanha: ministro das Finanças apoia a energia nuclear e grupo da indústria pede aos políticos atuação urgente
+ Artigo | Por que é Vladimir Putin quem renucleariza a Alemanha
+ Chanceler alemão abre portas para energia nuclear no país
+ Europa volta a receber gás da Rússia, mas preocupações persistem
+ A catástrofe energética da Alemanha
+ Alemanha: eólica, solar e gás na berlinda

Foto: Greta Thunberg em discurso em frente a um prédio do parlamento em Berlim, na Alemanha / Crédito: AP/Michael Sohn

Fonte: The Associated Press – AP (matéria disponível no site “ABC News”)