Enquanto o debate público sobre o programa de novos reatores nucleares modelo EPR começa no fim deste mês, a Comissão Nacional de Debate Público da França acaba de disponibilizar o arquivo do proprietário do projeto e o site dedicado ao mesmo.
Esse debate sobre o programa de novas usinas nucleares começará no fim de outubro e terminará em fevereiro de 2023. Segue-se a tomada da Comissão Nacional de Debate Público (CNDP) pela EDF após os pronunciamentos do presidente da França em Belfort no dia 10 de fevereiro passado. Emmanuel Macron apresentou um grande plano de energia, incluindo um programa para construir de seis a 14 reatores EPR 2 no país europeu.
As discussões incluem aspectos locais do projeto de construção de uma dupla de reatores na central nuclear de Penly, no Departamento de Sena Marítimo, e dos nacionais relativos ao programa industrial de seis unidades propostas pelo setor. Trata-se de uma etapa essencial para lançar a construção das próximas usinas nucleares na França. Com efeito, a EDF deve incluir as conclusões do debate público no seu pedido de autorização de criação (DAC, na sigla francesa).
Para além desse programa, a CNDP espera que as conclusões das discussões enriqueçam a futura lei de programação da energia climática (LPEC), que deverá ser votada até julho de 2023 pelo Parlamento da França.
Projeto aberto público em geral
Como primeiro passo, os cidadãos são convidados a obter informações consultando o arquivo do proprietário do projeto ou a versão resumida. Para participar concretamente das conversações, estão previstas várias datas em todo o território francês e uma plataforma participativa será aberta assim que a consulta for lançada, em 27 de outubro.
Vários destaques pontuarão o debate e permitirão a participação do público. Para encontrar todas as informações, A CNDP criou um portal sobre o tema (acesse aqui).
Leia a matéria completa, em francês, aqui.
+ ABEN firma parceria com SFEN em encontro na França
+ França: governo quer acelerar projetos nucleares
+ Notícias da Société Française d’Énergie Nucléaire (SFEN)
Autor: Thomas Jaquemet
Foto em destaque: Divulgação ©CNDP
Fonte: Société Française d’Énergie Nucléaire (SFEN)