Em parceria com a Marinha do Brasil, o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen) está oferecendo dois cursos a oficiais da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (AgNSNQ), sediada na Ilha das Cobras, na Baía de Guanabara. A agência foi criada para atuar como órgão técnico assessor e executor na coordenação das respostas a emergências nucleares e radiológicas de natureza naval.
O primeiro curso, “Introdução à Energia Nuclear”, foi organizado pelo Setor de Capacitação do IEN e conta com palestrantes de vários grupos de pesquisa do instituto. Tem carga horária de 24 horas, de 23 de agosto a 1º de setembro. São nove participantes, que possuem formação em diversas engenharias, com o objetivo de contribuir para a ampliação de conhecimentos em segurança nuclear. Nas aulas são abordados temas como noções básicas de física das radiações e proteção radiológica, proteção física em instalações nucleares, realidade virtual no gerenciamento de rejeitos radioativos, noções de termohidráulica de reatores nucleares e funcionamento de um simulador de sala de controle.
O curso “Laboratório de Física de Reatores (Reator Argonauta)” está sob organização do Serviço do Reator (Serea). Estão programadas dez aulas de oito horas cada, uma vez por semana, com início em 28 de setembro, nas quais serão abordados temas diretamente relacionados à operação, controle e segurança de reatores nucleares. O curso foi solicitado para oficiais que irão atuar diretamente no licenciamento do futuro Submarino Convencional com Propulsão Nuclear, no âmbito do Programa Nuclear da Marinha.
A notícia foi publicada originalmente no site do IEN.
+ IEN/Cnen: Aplicações industriais de traçadores radioativos
+ Com o plano de criar curso de Pós-Graduação, IEN/Cnen firma acordo com a AIEA na área de Direito Nuclear
Foto: Aula do primeiro curso / Crédito: Equipe Setcos – IEN
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/Cnen)