O construtor naval norueguês Ulstein lançou o conceito de projeto para um navio de reabastecimento, pesquisa e resgate – conhecido como Thor – que contará com um reator a sal fundido de tório. A empresa informou que a embarcação pode ser usada como uma estação móvel de energia/carregamento para uma nova geração de navios de cruzeiro movidos a baterias.
Com 149 metros de comprimento, a embarcação possui helipontos, equipamentos de combate a incêndio, barreiras de resgate, barcos, veículos autônomos de superfície e drones aéreos, guindastes, laboratórios e uma sala para palestras.
Os reatores a sal fundido (Molten Salt Reactors – MSRs) usam combustível dissolvido em um sal fundido de fluoreto ou cloreto, que funciona tanto como combustível em si (produzindo calor) quanto como refrigerante (transportando o calor para longe e, também, para o equipamento de geração de eletricidade). Existem vários conceitos de projeto de MSRs e desafios na comercialização, especialmente com tório (para produção de urânio-233 físsil).
Navios para zerar as emissões
A fim de demonstrar a viabilidade do navio Thor, a Ulstein também desenvolveu o conceito Sif, que se trata de um navio de cruzeiro de expedição com 100 metros de comprimento e zero emissão de gases de efeito estufa. Acomodando até 80 passageiros e igual quantidade de tripulantes, o Sif oferecerá viagens silenciosas para áreas remotas, incluindo Ártico e Antártida. A embarcação funcionará com baterias de última geração, utilizando o Thor para recarregá-las quando estiver navegando.
A Ulstein garantiu que a capacidade de carregamento do Thor, que nunca precisará ser reabastecido, foi dimensionada para satisfazer as necessidades de energia de quatro navios simultaneamente. Um dos grandes objetivos do Thor é sustentar um modelo de embarcações totalmente autossuficientes.
“Temos dois conceitos em um para mostrar um caminho mais limpo, seguro e sustentável para os proprietários e operadores de navios de cruzeiro, sem mencionar o setor marítimo em geral”, destacou o designer-chefe da empresa Ulstein, Øyvind Kamsvåg. “Thor e Sif demonstram o que é possível quando abordamos os desafios para uma nova direção”, completou.
A empresa frisou que o conceito Thor é “capaz de tornar realidade a visão de operações de cruzeiro com emissão zero” e pode ser “a peça que faltava no quebra-cabeça de zero emissão para uma ampla gama de aplicações da indústria marítima e oceânica”.
“Temos os objetivos, a ambição e a obrigação ambiental de zerar as emissões das operações, mas, até agora, não tivemos a solução”, discursou a CEO da Ulstein, Cathrine Kristiseter Marti. E complementou: “Acreditamos que Thor pode ser a resposta que estávamos procurando. É essencialmente uma ‘central elétrica’ flutuante e multipropósita, que permitirá uma nova revolução do setor de baterias”.
Histórico
Em novembro de 2020, uma equipe multinacional, incluindo a britânica Core Power e as estadunidenses Southern Company, TerraPower e Orano, se inscreveu para participar de prêmios na área de redução de risco de compartilhamento de custos no Programa de Demonstração de Reator Avançado do Departamento de Energia dos EUA (DOE). O objetivo era constituir um conceito de reator marítimo comercial de médio porte baseado na tecnologia de MSRs.
Já a organização Earth 300 lançou, em março de 2021, o conceito de um navio de pesquisa com 300 metros de comprimento, movido a um MSR e equipado com 22 laboratórios de ponta, que reuniriam 160 prestigiados cientistas de todo o mundo trabalhando na obtenção de soluções rápidas e de longo alcance para o mercado.
A Organização Marítima Internacional das Nações Unidas determinou que o transporte no mar deve reduzir, antes de 2050, a emissão de gases de efeito estufa em 50%, em comparação com o registrado no ano de 2008.
Leia a matéria original, em inglês, aqui.
Imagem: Design conceitual de Thor / Crédito: Ulstein
Fonte: World Nuclear News (WNN)