O portal Último Segundo noticiou que o consórcio energético finlandês Fennovoima decidiu cancelar imediatamente ontem, dia 2, o contrato com uma de suas partes, a corporação estatal de energia nuclear da Rússia – Rosatom, relativo à gestão e à construção da futura central nuclear de Hanhikivi, que abrigará uma usina.
De acordo com o Último Segundo, o consórcio Fennovoima – estabelecido pela Rosatom e por empresas estatais e industriais da Finlândia – informou que a interrupção ocorreu em virtude da guerra promovida pela Rússia na Ucrânia, a qual “agravou os riscos do projeto” e pode atrasar significativamente o empreendimento, localizado no município finlandês de Pyhäjoki. A Rosatom lamentou, em nota, a rescisão do contrato.
Assim como a Finlândia, a República Tcheca também descartou manter vínculo com uma empresa russa – Tvel – na área nuclear – no caso, para o suprimento de combustível para a central de Temelín. Em substituição, a ČEZ, empresa pública tcheca de energia, escolheu Framatome (França) e Westinghouse (Estados Unidos) como fornecedoras para os próximos 15 anos. Leia essa matéria em nosso site (clique aqui).
Imagem: Central nuclear proposta de Hanhikivi / Divulgação/Hanhikivi Project – 02.05.2022
Fonte: Ansa (matéria disponível no site Último Segundo – IG)