home > Notícias

Notícias

Instituto Ruhí: Capacitação para o serviço à humanidade

7/10/2013 16:00:32

Ao redor do mundo os bahá'ís estão envolvidos em um processo global de aprendizagem que ajuda cada indivíduo a desenvolver suas próprias capacidades para a transformação da sociedade. O Instituto Ruhí de Capacitação, presente em mais de 180 países e territórios em todo o mundo, alia pesquisas de campo e estudos pedagógicos para desenvolver programas e materiais utilizados para aumentar a capacidade dos indivíduos e comunidades para servir a humanidade.

 

A metodologia utilizada neste processo de capacitação consiste na formação de pequenos grupos que realizam o estudo de uma série de livros, cada um voltado para o desenvolvimento de uma capacidade específica. Esses pequenos grupos são conhecidos como “círculos de estudo”, e contam com a participação de um indivíduo treinado pelo Instituto Ruhí para atuar como tutores, compartilhando suas experiências e estimulando a reflexão dos participantes acerca das questões propostas.


Com o auxílio do tutor, os participantes dos círculos de estudo aprofundam seus conhecimentos  em um ambiente sério, mas profundamente alegre e descontraído. Além de refletir sobre questões materiais e espirituais, aprendem maneiras de transformar seu aprendizado em atividades práticas de serviço comunitário, planejando juntos a realização de reuniões devocionais, aulas de educação espiritual para crianças e grupos de empoderamento de pré-jovens, entre outras ações.


Julia, terceira E/D, estudando o Livro 7
Após um ano e meio de estudos, Julia Duringer, 24, de Petrópolis, Rio de Janeiro, terminou recentemente o sétimo livro dessa sequência. “Inicialmente tive dificuldade em compreender a grandiosidade do processo de capacitação do Instituto, mas os efeitos já podem ser vistos em várias atividades do nosso agrupamento”, conta a jovem, que é estudante de medicina.


Para Julia, os círculos de estudos são uma forma de encorajamento coletivo que  estimulam as pessoas a colocar o conteúdo dos livros em prática. “Acho que os círculos de estudo são importantes porque podemos refletir em conjunto, sob a luz da consulta, sobre os Textos Sagrados, e buscar inspiracão para ser um agente transformador e promotor do bem-estar social. Eles ajudam a desenvolver capacidades em prol do serviço à humanidade, revelando talentos e dons de Deus em cada ser humano que muitas vezes estão escondidos” ressalta.


O Livro 7, intitulado “Trilhando Juntos um Caminho de Serviço”, capacita indivíduos que desejam se tornar tutores de círculos de estudo, apoiando outras pessoas em seus estudos dos materiais do Instituto. “Em meu agrupamento não havia ainda um tutor”, conta Julia. “Meu objetivo agora é capacitar outras pessoas que tem desejo de participar das atividades centrais.”


Sadat Vieira, coordenador do Instituto da Região Nordeste, explica que o objetivo do Livro 7 é introduzir conceitos e oferecer aos participantes as noções dos atributos de um tutor efetivo. “Estudar esse material é fundamental para uma capacitação adequada e continuada, visto que os tutores acompanham outros amigos a trilharem seu caminho na aquisição de conhecimentos, percepções espirituais, e os dota, por meio do elemento da prática, com destrezas e habilidades para o serviço”, afirma.


Shahin Khalili, 18, é professor de inglês em um curso local, e está estudando para o vestibular. Ainda assim, encontra tempo para contribuir com o desenvolvimento de sua comunidade, na cidade de Esteio, Rio Grande do Sul. Para isso, terminou recentemente o estudo do Livro 7, ao qual se dedicou durante algumas horas semanais ao longo de cinco meses.


“Algo muito legal é que quando se conclui o estudo parece que vem uma vontade de motivar os amigos que não iniciaram o processo do Instituto a se inserirem nele para se capacitar”, conta Shahin. “O que me motivou, além de progredir na sequência do Instituto e adquirir capacidades individualmente, foi o fato de eu poder me tornar um tutor, e dessa forma, adquirir uma nova forma de servir na comunidade. No momento já estou apoiando em dois círculos de estudo, como co-tutor”, alegra-se.


Para fazer o estudo do Livro 7 é preciso ser maior de 15 anos e ter cursado os seis primeiros cursos do Instituto Ruhí, explica Martha Moazes, coordenadora de Instituto da Região Norte. “É preciso também ter a vontade de passar adiante os conhecimentos e habilidades contidos nesses livros. O tempo de duração da formação para ser tutor é variado conforme a disponibilidade dos participantes, e se este estudo é realizado de forma intensiva ou num horário regular semanal. O curso em si tem uma duração aproximada de 65 horas” destaca.


A coordenadora lembra ainda que é preciso muito esforço individual. “Esse conteúdo, como é esclarecido no próprio Livro 7, só adquire verdadeiro significado por meio da experiência de ser tutor e do compartilhamento dessa experiência enriquecedora com outros tutores. O maior resultado é ajudar um grupo de amigos a se capacitarem e se levantarem com confiança para servir à humanidade” conclui.

 

O Instituto Ruhí de Capacitação

Ruhí é uma palavra de origem árabe que significa "do espírito". Surgido na Colômbia na década de 1980, o Instituto Ruhí oferece cursos baseados nos escritos bahá'ís e incluem a natureza da alma e o poder da oração, a educação, aspectos da história da Fé Bahá'í e outros. Para saber mais, acesse http://sasg.bahai.org.br/p/instituto-ruhi-de-capacitacao.html.


Início