home > Notícias

Notícias

Brasília sedia I Festival Infantil “Artes e Virtudes”

30/9/2013 15:31:33

No último dia 21 de setembro, o I Festival Infantil “Artes e Virtudes” reuniu aproximadamente 50 pessoas, sendo 27 crianças de Brasília e São Sebastião (DF), para expor o conteúdo programático das aulas bahá’ís para crianças. A programação do evento contou com brincadeiras, orações e apresentações musicais, de dança e canto, além de uma palestra destinada aos adultos sobre a importância da educação espiritual infantil.


Segundo Sheila Ghobad da Silva, professora de aulas de educação espiritual para crianças e uma das idealizadoras do Festival, a ideia surgiu da vontade de reunir crianças, pais, amigos e professores, em uma única ocasião. “Queríamos expor a beleza do conteúdo das aulas e também atrair a atenção dos amigos convidados que poderiam se interessar pela participação dos filhos nas aulas bahá'ís”.


A pequena Gabriela, de apenas 7 anos, gostou muito da iniciativa. "Achei legal e muito interessante porque mostrou que cada um tem uma maneira de cuidar do mundo. Na brincadeira de trocar o sapato vi que as pessoas não tem pés iguais e que somos diferentes e que é muito bom brincar mesmo assim", contou a menina.


O Festival contou com o apoio da comunidade. “Todos se divertiram e aprenderam que os nossos verdadeiros tesouros são as crianças, mas que somente a educação poderá revelar o que elas têm a oferecer à humanidade”, lembrou Sheila, que é formada em Relações Internacionais e vê no oferecimento dessas aulas uma maneira de servir à sua comunidade. “Para atuar como professora dessas aulas, participei de um curso específico do Instituto Ruhi de Capacitação, oferecido gratuitamente pela comunidade bahá’í”, conta ela.


“O sucesso do trabalho com as crianças se resume em duas palavras: constância e companherismo”, acredita Sheila. “Constância porque o trabalho de educação requer amor e perseverança; as crianças precisam se sentir amadas e isso se demonstra com a sistematização de aulas contínuas. Companherismo porque o trabalho se torna mais fácil, leve e agradável quando é feito por uma equipe de pessoas comprometidas que o acompanham de forma sincera e apaixonada”, disse.


Entenda melhor


O programa educacional bahá’í é composto por três atividades centrais, todas abertas ao público e oferecidas gratuitamente em mais de mil e trezentos municípios brasileiros.  


As aulas de educação espiritual para crianças são destinadas ao público infantil, entre 5 e 10 anos de idade, e trabalham valores como a nobreza do ser humano, a igualdade entre mulheres e homens e entre as raças, o amor a Deus e aos Seus Mensageiros, além do desenvolvimento de virtudes.


Os grupos de pré-jovens, voltados para a faixa etária entre 11 e 15 anos, buscam auxiliar os adolescentes a compreender sua realidade material e espiritual e a encontrar maneiras de desempenhar um papel de protagonismo para a transformação da sociedade.


Já os círculos de estudo, destinados ao público adulto, promovem reflexões acerca da natureza humana e capacitam para o serviço à humanidade.


Início