.......Home.......|.......Fé Bahá'í.......|.......Cultura.......|.......Idéias.......|.......Órgãos.......|.......Links.......
 
  home > Atividades Comunitárias


ATIVIDADES COMUNITÁRIAS


 


"O conteúdo do primeiro livro, é dividido em três unidades: 'Entendendo as Escrituras
Bahá'ís', 'Oração' e
'Vida e Morte'"

 
  ATIVIDADES COMUNITÁRIAS
>> CÍRCULOS DE ESTUDO 

Os brasileiros estão se reunindo em pequenos grupos, ou "círculos de estudo", juntando-se aos milhares de pessoas, em mais de 180 países, adotando princípios espirituais em suas vidas e comunidades. Este programa - educação de adultos e crianças - é talvez o único projeto educacional mais difundido no mundo.  Qualquer um é bem-vindo para unir-se a um dos círculos de estudo, que são organizados em centenas de comunidades locais em todo o Brasil. Trabalhando em ajuda mútua e usando métodos de participação dinâmica, estes círculos de estudos visam a auto transformação da comunidade.

Os bahá´ís se reúnem em pequenos grupos, convidam qualquer pessoa que deseje se juntar a eles, e utilizam discussões e exercícios práticos para estudar sistematicamente esses princípios espirituais e morais, que podem ser aplicados diretamente na melhoria e na transformação das suas vidas. Aumentando o seu comprometimento e o desejo por uma mudança pessoal e coletiva; baseado nos princípios bahá´ís e nos valores morais universais, os círculos de estudos melhoram as nossas vidas e torna o mundo um melhor lugar para se viver.


História dos Círculos de Estudo

Nos anos setenta, na Colômbia, foi desenvolvido um programa sistemático e contínuo de educação embasado nas Escrituras da Fé Bahá'í. A meta deste programa era levantar os recursos humanos necessários para o progresso social da humanidade, treinando os participantes nos ensinamentos espirituais, morais e sociais da Fé Bahá'í. O método Colombiano comprovou ser um exemplo brilhante e uma fonte de grande inspiração para as comunidades bahá´ís em todo o mundo, e foi logo adotado pelos países vizinhos.

Influenciado pelos esforços paralelos da comunidade Colombiana, no campo social e do desenvolvimento econômico, o programa foi ainda mais impressionante pelo fato de que fora realizado num ambiente de violência e de desrespeito às leis que estavam transtornando a vida da sociedade circunvizinha. Em um período de pouco mais de duas décadas, foram realizados avanços significantes no desenvolvimento deste programa. Mais de 300 institutos de treinamento foram estabelecidos ao redor do mundo, atingindo a verdadeira essência da vida da Comunidade Bahá'í, através de um sistema descentralizado de tutores, de círculos de estudos, e a seqüência de cursos baseados nas Escrituras sagradas. Hoje, centenas de milhares de crentes em todo o mundo, junto com os seus amigos e vizinhos, estão envolvidas nos institutos de treinamento.  

Existem atualmente no Brasil mais de uma dúzia de Institutos Regionais, que coordenam as redes de comunicação entre as pessoas que estão atualmente se deslocando para atender a realização dos cursos. São treinados facilitadores aos níveis locais e regionais e então os círculos de estudo são abertos nas residências ou em locais públicos. Em lugar de receber passivamente a informação dos professores, os participantes aprendem por métodos dinâmicos de aprendizagem cooperativa.  Estes círculos de estudo estão abertos a todas as pessoas do mundo que desejam se unir, e não apenas aos bahá´ís. 
   
O conteúdo do curso do primeiro livro, do currículo atualmente usado no Brasil é o  Reflexão sobre a Vida do Espírito que é dividido em três unidades: “Entendendo as Escrituras bahá´ís”, “Oração” e “Vida e Morte.” Estas unidades examinam, entre outras coisas, a realidade e o propósito da vida, e a relação que nós temos com o mundo espiritual do nosso Criador.   

Para obter mais informações sobre aulas de crianças, entre em contato com os bahá´ís da sua comunidade, ou através da Sede Nacional Bahá'í através do email info@bahai.org.br

 

 

 

 

 

 
 

<< voltar