.......Home.......|.......Fé Bahá'í.......|.......Cultura.......|.......Idéias.......|.......Órgãos.......|.......Links.......
 
  home > Atividades Comunitárias


ATIVIDADES COMUNITÁRIAS


 


"A educação e a instrução das crianças está entre os
atos mais meritórios da humanidade".

'ABDU'L-BAHÁ

 
  ATIVIDADES COMUNITÁRIAS
>> AULAS PARA CRIANÇAS

Aulas regulares para crianças acontecem nas comunidades bahá´ís em todo o Brasil. Abertas a todas as crianças, elas proporcionam educação moral e espiritual, histórias e amizades, jogos e atividades artísticas, em um ambiente apropriado para desenvolver as suas capacidades.   
 
São apresentados às crianças os princípios morais, como também histórias das vidas dos primeiros Professores espirituais da humanidade, como Krishna, Zoroastro, Moisés, Buda, Cristo, Maomé, o Báb e Bahá'ú'lláh. Evitando uma aproximação sectária ou uma abordagem rígida, as aulas visam despertar nas crianças uma compreensão e amor nesses princípios espirituais universais e nos ensinamentos morais que serviram para enobrecer a humanidade ao longo dos tempos.
 
Estes ensinamentos, obtidos em grande parte das escrituras bahá´ís, transmitem o amor às artes, o respeito extremo pela ciência, um foco moderado e sábio sobre a educação moral e espiritual das crianças. As aulas das crianças bahá´ís visam incutir amor à humanidade em toda sua diversidade, e o amor de ambos conhecimentos; material ou espiritual.

Para os bahá´ís, a educação moral, que concentra sua atenção no desenvolvimento das capacidades da criança, é fundamental para a felicidade humana e permite que aquelas capacidades obtenham uma verdadeira cooperação humana e autêntica, para aflorar nas nossas crianças o sentido da cidadania. 


O futuro do Brasil, se do ponto de vista material ou espiritual, é muito grande. Para os bahá´ís, esta é uma convicção inegável. Para concretizar esse futuro, é dada prioridade à educação das crianças. A sua nobreza e dignidade inerente, os seus talentos diversos e capacidades, requerem nutrição, amor e atenção. A educação das crianças é uma preocupação central das comunidades bahá´ís e a chave do desenvolvimento dos seus recursos humanos. Através da educação moral e do conhecimento espiritual, das artes e da ciência, a civilização prosperará por si mesma.
   
A Comunidade Bahá'í do Brasil uniu-se a milhares de comunidades bahá´ís locais ao redor do mundo, instituindo aulas para suas crianças, incluindo crianças não bahá’ís, independente de antecedente histórico ou de crença. As Comunidades bahá´ís colocam a educação das crianças como prioridade nos seus planos de atividades locais. Preocupados com o amplo abandono, a falta de cuidado e atenção com as crianças, os bahá´ís decidiram dedicar especial atenção à educação delas, com a sua força de trabalho e com recursos disponíveis da comunidade. Reconhecendo o enorme potencial das crianças e de suas capacidades intelectuais, emocionais e morais, a Comunidade Bahá'í percebe que isto é vital para complementar o sistema de ensino formal com programas de enriquecimento ético e espiritual.

Valores e moralidade, virtudes e bom caráter, histórias de cunho espiritual e de heroísmo religioso, compreensão na eterna relação com Deus e a humanidade, propicia a base para as aulas das crianças bahá´ís. A eliminação do preconceito, a igualdade de meninas e meninos, amor às artes e às ciências, respeito harmonioso com todas as religiões e uma rejeição rígida de doutrinamento que pode conduzir ao fanatismo, e de visão limitada, caracterizam os métodos de instrução dos bahá´ís. As aulas destas crianças marcam uma revolução básica; uma mudança radical que adaptamos à sua educação, ensinando-as a ser a luz do mundo e cidadãos da nossa família global de nações.

As Escrituras bahá´ís falam de três tipos de educação: material, humana, e espiritual. Educação material se preocupa com a melhoria do bem-estar físico, que inclui melhor nutrição e higiene, boa saúde familiar e uma maior capacidade para ganhar e obter alimentação, abrigo e vestuário. Educação humana se relaciona com civilização e o progresso, e essas atividades são essenciais à humanidade, que a distingue do mundo animal; como conhecimento de comércio, das ciências e das artes e uma compreensão das instituições e de suas normas. A educação espiritual ou moral desenvolve valores e caráter; determina em grande parte a que fim um indivíduo usará qualquer conhecimento que ele ou ela adquirem. Os bahá´ís vêem todos os três tipos de educação como importantes. 

A educação moral e espiritual quase que nunca é vista fora das escolas paroquiais ou das instituições religiosas, e é evitada na maioria dos países desenvolvidos, como irrelevante ou intrusa na educação moderna; e raramente é financiada por doadores internacionais. É um tipo de educação que afirma a dignidade do espírito humano em toda sua diversidade e formaliza sua relação com o Divino. Tais como os valores humanos universais, a probidade, honestidade, cortesia, generosidade, respeito e bondade, que estão desaparecendo rapidamente pelo crescente conflito beligerante que dividiu o mundo.  Através da educação moral e do caráter, seja ela formalizada em um programa formal e religioso secular, ou informal provida por uma família sábia, ou pelos membros da comunidade, os valores essenciais da sociedade dão sentido à vida e são transmitidos às sucessivas gerações.

O fracasso para educar o espírito humano, e a negligência no desenvolvimento do caráter, contribuiu para vários problemas sociais, aparentemente sem solução. Como os bahá´ís decidiram "levar avante uma civilização sempre crescente", os bahá´ís do Brasil estão, sistematicamente, abrindo as aulas para as crianças nas suas comunidades em todo o país, onde quer que elas residam, de modo a prover a educação espiritual de todas elas. Algumas dessas aulas já foram realizadas por muitos anos; algumas promovidas pelos governos municipais e outras realizadas em residências e locais públicos. 

Os conceitos que são ensinados nas aulas das crianças, (freqüentemente através do uso das artes, como músicas, drama e artes visuais) incluem a nobreza da alma humana, a igualdade entre homens e mulheres, amor por todas as raças, unidade na diversidade, amor a Deus e aos Seus Mensageiros, amor pelos seus próprios pais e serviço à humanidade.    
   

Para obter mais informações sobre aulas de crianças, entre em contato com os bahá´ís da sua comunidade, ou através da Sede Nacional Bahá'í através do email info@bahai.org.br

 

 

 
 

<< voltar